Remendo de Scrum

Primeiro uma tomada geral e novamente sobre Scrum:

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

ciclo_scrum_edersonmelo

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Já presenciei e vivi o scrum, mas atualmente temos muito problemas em implementação, o mais forte talvez seja a mente de pessoas que acham o scrum um método sem propósito ou que não precisa escutar as outras pessoas em reuniões. Minha maior vontade era manter as reuniões, ou seja, pegar uma parte que podemos implementar, adaptar e manter uma comunicação aberta, geral e de muita utilidade nas empresas.

Assim, sempre sabemos os projetos em andamento e o que ocorre em cada projeto. Note que não é Scrum, é apenas uma adaptação para uma realidade infernal de desenvolvimento.

Guilherme conta um pouco como eles estão implementando scrum na globo
http://gc.blog.br/2008/05/27/como-estamos-indo-com-a-adocao-de-scrum-na-globocom/

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum
http://gc.blog.br/2008/05/27/como-estamos-indo-com-a-adocao-de-scrum-na-globocom/

Espero que de certo, Abraço,
Ederson Melo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s