Teoria dos Dois Fatores

Estive pensando e descobri que pessoas alocadas de forma a sanar uma necessidade, poderiam produzir bem mais e de melhor forma se estivessem adequadas a suas funções reais.  Então lembrei de Americano Frederick Herzberg e sua Teoria dos Dois Fatores. Que foi publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work).

01-Constructive-advice-for-motivating-employees

Tendo como base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam. Um item básico e negligenciado nas maioria das empresas.

Divididos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).

Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.

Frederick Herzberg concluiu que os fatores que causavam a satisfação dos trabalhadores estava relacionado ao seu trabalho, à tarefa desempenhada, sua natureza, responsabilidade, promoção etc. Constatou, também, que os fatores que causam a insatisfação dos empregados são puramente ambientais, que não dizem respeito à tarefa desempenhada. São relacionados à natureza das relações interpessoais, condições do ambiente de trabalho, salário, entre outras.

 

Fonte(s):

http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_dois_fatores_de_Herzberg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s