Node.js

Continuando a montagem e testes com ambientes e novas arquiteturas, uma me chama muito a atenção, Node.js.

Node.js é uma plataforma construída sobre o motor JavaScript do Google Chrome (JavaScript V8) para facilmente construir aplicações de rede rápidas e escaláveis. Node.js usa um modelo de I/O direcionada a evento não bloqueante que o torna leve e eficiente, ideal para aplicações em tempo real com troca intensa de dados através de dispositivos distribuídos.

nodejs-logo

Na JSConf 2009 Europeia, um programador jovem chamado Ryan Dahl, apresentou um projeto em que estava trabalhando. Este projeto era uma plataforma que combinava a máquina virtual JavaScript V8 da Google e um laço de eventos. O projeto tinha apontava para uma direção diferente das outras plataformas em JavaScript que rodam no servidor: todos I/O primitivos são orientado a evento. Aproveitando o poder e a simplicidade do Javascript, isso tornou tarefas difíceis de escrever aplicações assíncronas em tarefas fáceis.

Como o Node funciona

O Node roda em uma JavaScript V8 VM. JavaScript no lado do servidor pode ser um conceito novo para todos que trabalharam exclusivamente com o JavaScript no lado do cliente, mas a ideia em si não é tão absurda, eu diria, nem um pouco.

O que é V8?

O motor JavaScript V8 é o motor que a Google usa com seu navegador Chrome. Poucas pessoas pensam sobre o que realmente acontece com o JavaScript no lado do cliente. Bem, a engine JavaScript realmente interpreta o código e o executa. Com o V8 a Google criou um ultra-rápido interpretador escrito em C++, com um outro aspecto único: você pode baixar a engine e incorporá-la em qualquer aplicação desejada. Isso não está restrito em rodar em um navegador. Para que criar uma nova linguagem quando há uma boa solução já disponível?

 

Fonte(s):

http://nodejs.org

http://nodebr.com

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-nodejs/

Um pensamento sobre “Node.js

  1. Pingback: Yeoman para seu workflow de projetos front-end - ederson melo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s