HTML5

Uma breve estudada sobre HTML5 e consigo entender o porque de tanta vontade que alguns tem de utilizar, como as API’s: armazenamento local, cache de aplicativos, serviços web, desenho 2-D e similares, mas traz ainda 30 elementos para marcar documentos e aplicativos, aumentando o número total de elementos disponíveis para mais de 100.
A semântica HTML5 é cuidadosamente projetada para ampliar a capacidade atual do HTML, sempre permitindo que os usuários de navegadores mais antigos consigam acessar o conteúdo.

 

 

Alguns elementos de apresentação
Elementos puramente de apresentação, como center, font e big são agora obsoletos. seu papel tem sido perfeitamente usurpado por Cascading Style Sheets. Não significa que você tem que se apressar e recodificar todas as páginas antigas. Pela mesma razão os atributos de apresentação foram retirados elementos de corrente, por exemplo, align a img, table, background no body e bgcolor na table.

O sempre mal utilizado frame, está ausente em HTML5. Se você tem vontade de usa-lo use um velho DOCTYPE para que suas páginas possam validar.
Além deste breve resumo, veja a lista exaustiva do W3C de elementos removidos e atributos (http://www.w3.org/TR/html5-diff/#absent-elements)

 

Elementos de apresentação redefinidos
Nem todos os elementos de apresentação foram retirados, alguns passaram por uma reeducação extensa e brilhante, surgindo uma nova semântica. Por exemplo, o small, já não significa “usar uma fonte pequena”, embora ele irá aparecer em uma folhas de estilo do navegador. Agora small representa comentários laterais, tais como letras pequenas:

Letras pequenas renúncias tipicamente características, limitações, restrições legais, ou direitos autorais. Letras pequenas às vezes também é usado para atribuição, ou para satisfazer requisitos de licenciamento.

O elemento u [agora] representa um intervalo de texto com um desarticulador, embora explicitamente prestados, a anotação não-textual, como a rotulagem do texto como sendo um nome próprio no texto em chinês (uma marca de nome chinês propriamente dita), ou rotulagem o texto como ser grafadas incorretamente.

 

Nova semântica
Todos sabemos que video e audio assim como canvas que permitem gráficos 3-D utilizando webGL, então designers de jogos podem portar seus produtos para web. Como o bom e velho img são incorporados no conteúdo seja um arquivo, um URI de dados ou u JavaScript.
Ao contrário de img, eles tem abertura e fechamento de tags, permitindo fallback, portanto, os navegadores que não suportam a nova semântica pode ser alimentado com algum conteúdo.

Os elementos source e track  são elementos vazios(sem tag de fechamento) que são filhos de video ou audio.

O source aponta para um arquivo de origem diferente(WebM, MP4, Ogg Theora)

 

<audio controls>
<source src=bieber.ogg type=audio/ogg>
<source src=bieber.mp3 type=audio/mp3>
<!– fallback content: –>
Download <a href=bieber.ogg>Ogg</a> or <a href=bieber.mp3>MP3</a> formats.
</audio>

 

Neste exemplo, Opera, Firefox e Chrome irá baixar a versão mais recente do Ogg, enquanto o Safari e IE vai pegar a versão MP3. Chrome pode jogar tanto Ogg e MP3, mas os browsers irá baixar o arquivo de origem na primeira vez que eles entendem.  O conteúdo fallback entre as tags de abertura e fechamento é um link para baixar o conteúdo para o desktop e jogá-lo através de um tocador de mídia separado, e é exibido apenas em navegadores que não pode jogar multimídia nativa.

Para vídeo, você poderia usar um filme flash embutido hospedado no YouTube:

<video controls>
<source src=best-video-ever.webm type=video/webm>
<source src=best-video-ever.mp4 type=video/mp4>
<!– fallback content: –>


</video>

Obrigado e Continua …

 

 

7 pensamentos sobre “HTML5

  1. Pingback: edersonmelo - HTML5, Parte 2

  2. Pingback: discount

  3. Pingback: internet explorer for mac 6.0 download

  4. Pingback: gandy billiard table

  5. Pingback: kindle canada

  6. Simρly want to say yoսr article is as ɑstounding. The clearnesѕ in your post is simply spеctacular and
    i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission let me to grab your feed to keep սpdated with forthcoming post.
    Thanks a milliօn and please carry on the gratifying work.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s