>Freelancer == Inovação?

>Porque mais faríamos freelancer? Simplesmente como uma forma complementar de renda? Uma atividade fixa, profissional? Mas como definimos freelancer hoje em dia?
Segundo wikipedia Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

A expressão — literalmente traduzida como “lanceiro livre” — deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro “Ivanhoé”, de Sir Walter Scott, em 1819.

Surpreendi-me com uma nova visão, uma oportunidade dentro da atividade freelancer, a Inovação.

Freelancer é a forma mais fácil para inovar para quem trabalha somente com projetos fechados, para quem trabalha em fábrica de software. Claro que o ganho financeiro pode ou não ser satisfatório, porém temos mais este ponto a ser avaliado. Inovar também pode parecer dor de cabeça para muitos, porém também, muitos buscam esta dor de cabeça gostosa que é  inovar no seu dia-a-dia.

Descobri a capacidade de inovar na busca por igualar conhecimento com grandes empresas. Entender o que elas fizeram de inovação, tentar criar algo parecido e inovar sobre uma inovação, o que podemos chamar de aperfeiçoar(audaciosamente, claro).

Não vamos pensar que isso é fácil, aperfeiçoar a busca do google é quase impossível. Não sejamos tão audazes assim. Inovações em cima do twitter por exemplo, já é algo de se pensar. Aplicações como o  twitterfeed, suporteSocial, etc. Essas são as inovações das quais falo. Alguns chamam de complementar, decorar o contorno, etc.

 Quem sabe inovar não é algo que cresce dentro de nos apartir de um certo nível, quem sabe alguns já nascem assim, inovadores natos. Segundo entendedores sobre a tão falada geração Y, estes inovadores  tendem a serem  questionadores, conseguem manter o foco em tantas coisas simultaneamente.

Segundo o site mercadosfuturo, é neste linear que residem novas oportunidades. A revolução silenciosa já está acontecendo. Situar-se neste mundo é o grande desafio tanto para os novos quanto para os empreendedores mais experientes. E as organizações de grande porte, o desafio é formar líderes num ambiente colaborativo, rompendo as barreiras dos organogramas piramidais. Isso por que a inovação, característica das equipes de alta performance, se dá em ambientes colaborativos, sem amarras dos organogramas funcionais.

Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Freelancer
http://www.mercadosdofuturo.com.br/as-fronteiras-da-inovacao/

Um pensamento sobre “>Freelancer == Inovação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s