>Estendendo Joomla

>Um aspecto freqüentemente negligenciado do joomla é que ele é construído sobre um framework MVC Sólido. Assim, Estender seu núcleo é realmente muito parecido com trabalhar com produtos como o zend framework e CodeIgniter, que lhe dão um projeto interessante de back-end sobre a qual é possível  integrar suas próprias extensões. Esta abordagem também dá aos designers a possibilidade de utilizar um modelo substituído, mesmo para extensões de terceiros.

Tipos de extensões
Joomla fornece 3 modelos, cada um com funções diferentes: componentes, Módulos e Plug-ins.

Componentes para ampliar o núcleo, adicionando funcionalidades específicas, tais como e-commerce, eventos, forúns. Do ponto de vista do usuário, podemos pensar de componentes discretos como seções de um site, não está ligado a outros conteúdos. Um exemplo popular é o JEvents, um calendário de eventos.

Módulos são como widgets do wordpress, eles mostram informações de um componentes, que é extraído do banco de dados. Eles são acoplados para a posições desejada e pode ser colocado em cada página do site.

Plug-ins trabalham como os do wordpress, drupal e tantos outros, através de ganchos(hooks) porque se ligam a eventos do sistema específico no formato desejado, permitindo manipular e substituir a saída HTML.

Entre os campos possíveis está em seu raio de ação o conteúdo para artigos(como a mais popular para incorporação de vídeos, ALVideos) .

É comum a confusão de plug-ins no joomla com a criação de módulos ou componentes, Mascomo podemos ver acima há diferenças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s