>Scribus

>Acompanhando a troca de e-mails entre o pessoal da revista brOffice, da qual faço parte ou pelo menos tento, fiquei curioso com a forma com que o conteúdo da revista é editado. Como também trabalho em um grupo que possue jornais impressos e online e aqui utilizam o InDesign, fui a busca de um concorrente free e que podese fazer frente, eis que acho o scribus iniciado em 2001.

Algumas informações do site scribus Brasil:

Scribus é um Software Livre, equivalente ao PageMaker e InDesign, premiado na categoria paginação profissional para Linux, MacOS X, OS/2 e Windows com uma combinação de “press-ready”, output e novas abordagens para paginação.

Por debaixo da moderna e amigável interface o Scribus suporta características de publicação profissional, como cores CMYK, separações, gerenciamento de cores ICC e um versátil gerador PDF. O Scribus foi a primeira aplicação DTP do planeta a dar suporte directo a saída PDF/X-3, uma rigorosa norma ISO, e foi o único por quase um ano. Outras características incluem importar PDF, importar/exportar EPS, textos Unicode da direita para a esquerda, como árabe e hebraico.

Scribus também tem toques inesperados, tais como: ferramentas úteis desenho vectorial, importação e exportação de SVG e suporte às fontes OpenType. O formato de arquivo do Scribus é baseado em XML; aberto e completamente documentado. Ao contrário do arquivo binário de formatos proprietários, mesmo em documentos danificados podem ser recuperados com o editor de texto simples – por vezes um problema desafiador com outros programas de paginação.

Você pode usar um fácil scrapbook com o arrastar e soltar do mouse. Scribus é traduzido em mais de 25 línguas e mais outras serão num futuro próximos. O time do Scribus orgulha-se de um excelente suporte ao usuário final em um canal de IRC(Inglês) e uma animada e amigável lista de discussão(Inglês).

Fonte(s):
http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/WebHome
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus

Tag(s):
Jornais Online, revista zine, InDesign, scribus, PageMaker, Software Livre, Linux, MacOS X, OS/2, Windows, CMYK, ICC, DTP, PDF/X-3, SVG, XML, OpenType

Abraço,
Ederson Melo – @edersonmelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s