Padrões e Metodologias em PHP?

Porque PHP não é a linguagem mais utilizada pelas corporações? Porque muitos desenvolvedores optam por outras linguagens em vês de continuar ou utilizar PHP?

Questões como estas surgem todo dia, toda vês que alguém começa a programar em PHP. E talvez a resposta mais adequada seja a falta de um padrão, uma especificação forte em cima da linguagem.

php-logo

PHP é responsável pelo surgimento dos CMS’ s mais usados no Brasil e no mundo, mas cada um cria seu padrão e alguns nem padrão se quer tem.

Mas o grande pecado do PHP realmente continua sendo uma falta de padrão. Nem precisamos falar da questão de compatibilidade total entre versões, isso não é perfeito em nenhuma linguagem, mas se compararmos a versão do PHP4 com o PHP5, chegamos a clássica questão de configurar o  httpd.conf para o php4 (porta 80) e criar um httpd5.conf para o php5 no apache assim evitamos que seu site, blog, etc, saia do ar porque você usava a abertura de código <? Em vês de <?PHP.

Sito está, porque é a clássica de todo código legado php4.

Alguns puristas podem intervir e dizer que:

Assim a linguagem é mais livre, tem maiores chances de crescimento, comunidade, e todas as velhas histórias que cansamos de houvir em toda discussão.

Claro que sou contra uma grande empresa ser a dona da linguagem, mas temos de admitir que a falta de um dono(livre ou não), gera uma falta de padrão.

Com o lançamento da versão 5.3, comecei a ouvir algumas questões de padronização e um grupo para tais questões se formando a o horizonte.

Para efetivar uma melhora nos códigos em PHP, resolvi seguir   Walker de Alencar Oliveira, que define no documento: PHP Coding Standards uma padronização para utilização do nosso código php. Siga também as dicas e tente manter-se atualizado e colaborativo.

Fonte:

PHP Coding Standards

blog.walkeralencar

Abraço,
Ederson Melo – @edersonmelo

Um pensamento sobre “Padrões e Metodologias em PHP?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s