FISL10 – 4º Dia

Paulino Michelasso da Fábrica Livre palestrou : Criando e sustentando uma empresa livre. Muito esclarecedora e animada palestra, que redefiniu a visão sobre o que é uma empresa baseada em Software Livre.

Segundo Paulino, organograma dos departamentos de uma empresa comum é o mesmo que uma empresa baseada em software livre, assim como os cargos, considerando que estes tem uma proximidade maior entre si e claro os impostos que nada mudam comparados a empresas tradicionais.

Já na forma de trabalho, criação de produtos e serviços, relacionamento com funcionários e cargos, a coisa melhora.

O trabalho não é somente baseado na visão do dinheiro, ela trabalha com a comunidade, auxiliando financeiramente fundações, códigos e soluções.

O começo como de todas as empresas sem grande porte econômico é o mesmo, os impostos, etc. Mas então o que muda? Muda como você vê e comercializa um produto ou serviço.

Um produto pode ser formado por um, dois ou mais softwares livres. Que podem ser distribuídos ou comercializados com a mesma licença. Neste caso quem compra, tem a sua disposição o código fonte e o serviços que a empresa venha a oferecer.

Mas também uma empresa livre deve estar comprometida com a comunidade, daí surge a retroalimentação que segundo Paulino, é justamente como as empresas de modalidade tradicional trabalham.

Em uma empresa livre, os desenvolvedores, podem ajudar, compartilhar códigos e informações na comunidade, e levam com eles o nome da empresa. Assim a empresa fornece informação para a comunidade, que conhece a empresa e à tem como base e case naquele determinado meio.

As possibilidades de crescimento existem e são bem reais. Muda também a forma com que a empresa vê seus funcionários. Não mais como uma máquina de fazer dinheiro, o famoso programador caixa eletrônico.

Além de muito esclarecedora, a palestra  abre a visão para um novo modelo de ganhar dinheiro.

Abraço,
Ederson Melo – @edersonmelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s