sobre o twitter

Parece que o twitter acaba de ter seu boom, jornais vem adotando para propagar suas notícias, empresas para divulgar e comercializar seus produtos e profissionais especializados surgindo e oferecendo seus conhecimentos. Novas oportunidades são criadas em torno de um twittar seu.

Muito estou aprendendo em eventos e palestras, inclusive uma incompany com Fábio Sasso da abduzzedo. Que ajudou a  conectar mais pontos antes separados.
Muitos blogs vem publicando conteúdo sobre twitter, reportagens em jornais TVs e revistas o que satura o assunto. Mas sempre vale ressaltar alguns detalhes para quem está buscando informações.

twitterO que é twitter?
Uma das maiores falhas é tentar definir o Twitter, podemos então definir como vamos usa-lo de forma clara. Este uso se enquadra no que você objetiva. Se procura notícias você vai seguir sites como globo e zerohora, se procura tecnologia vai seguir especialistas e sites da área, ou seja, tudo começa seguindo as pessoas certas.

Mas um pouco de história para que possamos entender de que forma a idéia de um microblog causou este rumor todo na nossa vida.

O Twitter nasceu há aproximadamente 3 anos, quando @Jack, @Biz, @Noah, @Crystal, @Jeremy, @Adam, @TonyStubblebine , @Ev, @Dom, @Rabble, @RayReadyRay, @Florian, @TimRoberts e @Blaine trabalhavam em uma empresa chamada Odeo Inc. localizada em South Park, San Francisco.

A empresa estava passando por dificuldades pela concorrência com grandes empresas, uma delas a Apple. Em virtude disso, a diretoria adotou a estratégia de “reinventar a empresa”.
Começaram  com uma divisão de equipes. Cada equipe iria elaborar e explicar suas melhores idéias. O grupo de @Jack descreveu pela primeira vez um serviço que utilizava SMS para pequenos grupos avisando-os sempre sobre “o que você está fazendo”.
A idéia era tornar esse serviço tão simples que você não pensasse no que está fazendo, bastava apenas digitar algo, e enviá-lo.
Mais tarde em uma reunião, cada grupo apresentou suas idéias na empresa. Foram selecionadas algumas poucas para prototipagem e demos foram analisadas. A idéia do grupo de @Jack se sobressaiu e subiu ao topo como uma combinação de várias idéias. @Jack, @Biz e @Florian foram incumbidos de construir a versão 0.1, que seria gerenciada pelo @Noah. O resto da empresa ficou focada na manutenção da Odeo.com.
A primeira versão da idéia de @Jack foi totalmente baseado na web.

Foi criada em 21 de Março de 2006, e uma das primeiras mensagens foi:

Ah isso vai ser viciante.

Inicialmente os únicos que podiam utilizar eram os funcionários da empresa e seus familiares e por meses foi considerado top secret e seu nome inicial(original) foi “twttr” inspirado pelo Flickr e pelo fato de que o SMS americano tinha como padronização de códigos de cinco dígitos. O código do protótipo era “10958“. Mais tarde mudou para “40404“, para facilidade de uso e memorização.

@Dom monitorava todos no sistema. Inicialmente havia uma página admin de onde podia ver todos os usuários. Como Chefe de Qualidade da empresa, ele precisava verificar sugestões ou problemas dos usuários.

Isso causou confusão porque, de repente, os familiares dos funcionários eram seguidos por @Dom e nem sabiam quem era ele. Com isso nasceram as contas privadas.

evanwill

@Jack e @Florian criaram um meio para que os usuários marcassem sua própria conta privada, e os administradores tinham a capacidade de dizer quem queriam que fossem privados e que não desejavam seguir. Havia cerca de 100 usuários quando contas privadas foram inventadas.
O Twttr Beta foi lançado no aniversário de @Ev. O círculo de pessoas que podiam usar o serviço foi ampliado, mas nada de incluir gente de outras grandes empresas (com algumas exceções confiáveis dentro de lugares como o Google).

Com as quedas de lucros da empresa e cortes em Maio de 2006 @Ev deixa quatro da equipe irem embora: @Adam, @ TonyStubblebine, @Dom e @Rabble. Mais tarde @TimRoberts e @Noah foram convidados a sair da empresa.
Durante esta transição, Twttr.com foi lançado ao público. Ainda assim, muito poucas pessoas compreenderam o seu valor: para que usar SMS no Twttr? Quem iria querer saber o que você fazia? Cada programador então tornou-se uma espécie de evangelizador para conseguir usuários para o Twttr, incentivando seus colegas e amigos a usá-lo. Neste ponto, Obvios Corp nasceu como uma incubadora tendo como seu único projeto o Twttr.


@Jack
ainda era apenas um engenheiro, e o serviço tinha apenas alguns meses de vida quando o domínio Twitter.com foi adquirido e o serviço relançado com o nome que conhecemos até hoje.
Até então não havia limite de caracteres no sistema. Mensagens com mais de 160 caracteres (o limite de tamanho padrão de SMS) foram divididos em vários textos e entregues sequencialmente. Houve outros bugs, na montagem da SMS. A equipe decidiu colocar um limite no número de caracteres que iria sair através de SMS para cada post.

Estabeleceram em 140 caracteres, a fim de deixar espaço para o usuário e os dois pontos na frente da mensagem.
Nascia por fim o twitter que conhecemos hoje, com algumas mais alterações entre 2007 e 2008 como  o fim de mensagens por SMS. Tendo como CEO da Twitter, Inc. @Jack.

Fontes Conteúdo:

@interney

Movimento Blog Voluntário

@felipeveiga

@crisoara

Fontes Imagens:

twitterbrasil.org

Abraço,
Ederson Melo – @edersonmelo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s