Organização freelancer I

Ser um freelancer não é fácil. Seja  part-time ou full-time, você é totalmente responsável por tudo aquilo que diz fazer e faz, desde o início até ao fim.

No entanto, a maioria das pessoas não consegue gerenciar corretamente seu tempo. O que é muito comum na vida da grande maioria das pessoas.  Temos tantas atividades diárias que muitas vezes nem conseguimos realizar todas.

Eu sou um freelancer part-time. Tenho que gerenciar os projetos freelancers que ainda bem, são muitos, o trabalho oficial, os projetos pessoais e a vida pessoal. As vezes não dá nem tempo de assistir um filme na TV.

E tem mais, quando eu recebo um trabalho, tenho que explicar sempre que minha parte como freelancer é:

Desenvolvimento de código em php ou Java. E ponto!

A maioria pensa que você cria o design, imagens e cores. Mas eu só programo, não sou completo! Então, como isso é freqüente, resolvi terceirizar(mazáh) a parte de design dos sites e produtos que recebo, e claro, isso é transparente para o contratante, mas nem  por isso ele não deixa de ser informado.

Olhando sobre gerência de tempo achei várias dicas na web de como organizar melhor e aproveitar qualquer pedacinho de tempo. Reuni e editei algumas dicas bacanas.

Focar naquilo que realmente interessa

O foco naquilo que você deseja realmente fazer e que pode ser seu ponto forte é muito importante. Aceitar qualquer tipo de trabalho pode originar grandes problemas, como exemplo:

  • Estar se comprometendo com muitos clientes ao mesmo tempo;
  • E simplesmente não consequir apresentar trabalhos com boa qualidade e no prazo.


Saber qual tipo de negociador você é

Concordo com um site que li sobre a existência de dois tipos de freelancers:

  • Os que têm grande conhecimento
  • E aqueles que são grandes gestores ou empresários.

Um excelente freelancer, deve tentar ter 50% de cada um deles. Tem que ter grande conhecimento da área que vai prestar serviço e ser um bom gestor ou empresário.


Marketing

Em um mundo em que as informações passam por blogs, sites, listas, etc. Auto-promoção é uma das chaves do sucesso.

Se você está investindo full-time, procure contatar potenciais clientes, comprar publicidade em alguns blogs e websites extremamente movimentados, participar em eventos onde possa conhecer novos profissionais e clientes, participar em redes sociais, entre outras coisas.


persistência

Persistir é muito importante. O cliente nem sempre sabe o que quer e nem se quer. Ele as vezes sabe que alquém tem e acha legal. Temos a capacidade de fazer acontecer, por isso, se você enviar uma proposta, e ele demorar para responder, tente contato, mas cuide para não parecer ser um chato.


Poucos, mas bons clientes

Sempre tente ter bons clientes, eu sei que as vezes aparecem uns que nem com esforço, mas ter bons clientes é a chave para outros trabalhos e quem sabe uma renda fixa mensal.

Sim, se você se perguntou se isso é possível, é sim. A quantidade muitas vezes compromete, como dito acima, prazos de entrega e produtos inadequados.

Farei um próximo artigo como continuidade deste para relatar como pretendo me organizar. atmv!


Abraço,
Ederson Melo

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