Os 6 melhores controle versões OpenSource

Todos que já trabalharam com “sistemas de colaboração” conhecem a frustração constante da troca de arquivos. Alguns fazem por e-mail, upload de arquivos através de alguns serviços e por alguns outros métodos. Controle de revisão é uma excelente forma de combater tais problemas.

A maioria dos desenvolvedores web ou não, provavelmente já trabalhou com algum tipo de revisão sistema de controle. O benefício mais óbvio do controle usando revisão é a possibilidade de ter um número ilimitado de pessoas trabalhando no mesmo código base, sem ter que constantemente enviam arquivos para frente e para trás.

Os mais utilizados no mercado de desenvolvimento:

CVS é o “patriarca” dos sistemas de revisão de controle. Foi libertado em 1986. CVS é o padrão de facto e está instalada praticamente em toda parte. No entanto, o código base não é tão inteiramente caracterizado como SVN ou outras soluções.

A curva de aprendizado não é muito íngreme para o CVS, e este é um sistema muito simples para ter certeza que arquivos e revisões seram de fato atualizados. Embora CVS possa ser uma tecnologia “antiga”, ainda é muito útil para qualquer designer ou desenvolvedor fazer o backup de arquivos e de partilha.

Tortoise CVS é um grande cliente para CVS em Windows, e existem diversas IDEs, como o Xcode(Mac), Eclipse, NetBeans e Emacs, que utilizam o CVS.

Recursos CVS

svn homepage

svn homepage

Subversion é provavelmente o sistema de controlo de versões com a mais ampla aprovação. A maioria dos projetos open-source o tem como um repositório Subversion, porque outros projetos maiores, como o SourceForge, Apache, Python, Ruby e muitos outros, também utilizam. Código do Google usa Subversion exclusivamente para distribuir código.

Devido a popularidade do Subversion, muitos clientes estão disponíveis. Para os usuários do windows o Tortoise SVN é o candidato, tendo um navegador para visualizar, editar e modificar o seu código baseno Subversion. Se estiver em um Mac, Versões, é um elegante cliente, que prevê uma “agradável maneira de trabalhar com Subversion.” Xcode da Apple, é desenvolvedor ambiente e Subversion cliente, que vem com Leopard em um Mac.

Recursos SVN

Git

Git

Git é a mais nova estrela no mercado do controle de versão. Inicialmente desenvolvido pelo criador do kernel do Linux Linus Torvalds, Git tomou recentemente o desenvolvimento da comunidade da Web. O “desenvolvimento globalizado” oferece um tipo muito diferente da versão que é um controle no Sistema de controle de versão distribuída.

Neste modelo, não existe uma base centralizada do código. Diferentes pontas detêm partes diferentes do código. Outros sistemas de controle de versão, como o SVN e CVS, utilizam o controle centralizado, o que significa que apenas uma cópia original do software é utilizado.

O Git orgulha-se de ser um sistema rápido e eficiente, tendo muitos dos maiores projectos open-source Git para poder utilizar os seus repositórios; projetos como:

O GitHub recentemente proporciona um belo front end para muitos grandes projetos, como a Carris e Protótipo. No entanto, Git não é tão fácil de pegar como CVS ou SVN, por isso é muito mais difícil de usar para um iniciante.

Recursos Git

mercurial

mercurial

Mercurial é mais um “sistema de controle de versão de distribuição open-source, como o Git. Mercurial foi concebido para projetos de maior envergadura, mais provavelmente fora do alcance da web designers e desenvolvedores independentes. Isso não significa que as pequenas equipas desenvolvimento não podem ou não devem usá-lo. Mercurial é extremamente rápido, e com o desempenho como a característica mais importante. O nome “mercurial” é um adjetivo que significa “Relativo a ou que tenham características (eloquência, rapidez, inteligência) atribuído ao deus Mercúrio.”

Para além de ser muito rápido e escalável, Mercurial é um sistema muito mais simples do que Git. Não há por enquanto muitas funções para aprender, e as funções são semelhantes às de outros sistemas CVS. Ele também vem equipado com uma interface Web stand-alone e extensa documentação sobre compreensão Mercurial se você estiver utilizando um outro sistema.

Recursos para Mercurial

Bazaar Estilo Mercurial e Git. Ela chama-se “Versão para controlar os seres humanos”. Suporta muitos tipos diferentes de fluxos de trabalho.

Uma das principais características do Bazar é o controle que você terá ao longo do setup. Como se mostra com o trabalho, pode ser usado para caber em quase qualquer cenário de usuários e configurações. Também é embutido, então você pode adicioná-lo para os projetos existentes.

Bazaar também possui uma comunidade forte que mantém as coisas como plug-ins e um monte deferramentas de terceiros, tais como a GUI software para adicionar uma interface gráfica para o sistema.

Bazar recursos:

libresource

libresource

LibreSource é um portal Web utilizado para gerenciar projetos colaborativos. É baseado em Java/J2EE e é mais um conjunto de ferramentas colaborativas visual para ajudar a facilitar projetos e equipes. Enquanto os outros sistemas discutidos até agora têm sido concebidas em mais uma “linha de comando” nível, LibreSource está mais centrado nas ferramentas que não possuem uma grande curva de aprendizado.

Tem elementos de construção, tais como páginas Wiki, fóruns, trackers, Synchronizers, Subversion repositórios, arquivos, faça o download de áreas, formulários, mensagens instantâneas e muito mais. Pense em colaboração LibreSource como um hub para a elaboração de projectos.

LibreSource é perfeito para o desenvolvedor ou designer que não querem aprender lotes de jargão técnico e quer se concentrar mais na comunicação com os membros do projeto. Basta instalar o pacote e começar a colaborar, sem grande virada de uma curva de aprendizado.

Recursos para LibreSource

Abraço,
Ederson Melo

7 pensamentos sobre “Os 6 melhores controle versões OpenSource

  1. Interessantissimo seu artigo, mostrou ferramentas que até então eu desconhecia, mas pena que não resolveu meu problema.

    Precisava de um controle de versão que fosse feito em PHP+MYSql, algo deste tipo, que fosse facilmente instalado num CPanel, ainda nao encontrei nada assim, continuarei procurando. Abraços

  2. Pingback: Mercurial 1.9 Lançado! | AppUnix - Linux, Mac OS e BSD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s