Personalizar Meu IGoogle

Olhando meu igoogle, ontem, resolvi mudar o tema para algum mais bonito visualmente. Então tive uma idéia(nada nova claro)! Que tal criar o meu próprio tema para o meu igoogle?! Pesquisei e com muita facilidade encontrei uma ferramenta que já cria este tema apartir de dados que eu informados a ele. A ferramenta para criação de temas chama-se ig-Themer e pode ser utilizado por qualquer pessoa sem conhecimento algum sobre opensocial ou google life.

Criei o meu, como pode ser visto na imagem abaixo:

My Igoogle

My Igoogle

O arquivo a ser criado para um theme é um .xml.  Tirando o cabeçalho padrão, O arquivo deve ter a tag de abertura e fechamento ConfigMaps, todas as tags de configuração do seu theme ficaram dentro desta tag. Quando você for enviar seu theme criado para o google, ele verifica:

  • title
  • description
  • author
  • author_email
  • author_location (suggested)
  • author_affiliation (suggested)
  • thumbnail
  • screenshot (suggested)

Basicamente ficando neste formato:

<ConfigMaps>
<ConfigMap type=”Skin”>
<Meta name=”title”>igoogle</Meta>
<Meta name=”description”>Gadget Pessoal para templates do igoogle</Meta>
<Meta name=”author”>Eu sou o autor</Meta>
<Meta name=”author_email”>xxxxxxxx@gmail.com</Meta>
<Meta name=”author_location”>Porto alegre</Meta>
<Meta name=”thumbnail”>skin_ai_thumbnail.png</Meta>
<Meta name=”screenshot”>skin_ai_screenshot.png</Meta>
</ConfigMap>

</ConfigMaps>

Detalhe:

thumbnail – A imagem deve ter extensão .png e tamanho máximo de 40kb;

screenshot – A imagem deve ter extensão .png e tamanho máximo de 116kb;

Isto com base em um teste que efetuei. As demais imagens usadas devem ter a extensão .jpg.

Você pode mudar, o topo, até os links padrões do google, o centro, box e o rodapé adicionando cores e imagem com sua assinatura.

Quem quiser arriscar, baixe o arquivo exemplo. E bom proveito.

Abraço,
Ederson Melo

4 pensamentos sobre “Personalizar Meu IGoogle

  1. Primeiramente desejo a vc um ótimo ano novo. este poste me foi muito útil mas quando faço o upload , o site do google me retorna erros descrevendo que não é possível fazer download das imagens.

    =(

  2. Bom dia Cristian,
    Muito obrigado e para você também um ótimo ano novo. Que bacana que tenha ajudado. As imagens devem ficar no mesmo local que o arquivo .xml, na mesma pasta.
    Devem ter a extensão :

    thumbnail – A imagem deve ter extensão .png e tamanho máximo de 40kb;

    screenshot – A imagem deve ter extensão .png e tamanho máximo de 116kb;

    Isto com base em um teste que efetuei. As demais imagens usadas devem ter a extensão .jpg.

    Desta forma não deveria dar erro.

    Qualquer coisa manda se der claro, a mensagem de erro que aparece para vc.

    Abraço amigo,

    Ederson Melo

Deixe uma Resposta

