Baixar e instalar Python

Para começar a utilizar o python, claro que precisamos instalar. Temos 3 opções de instalação, linux, mac e windows:

Linux e Mac

Uma grande opções de Linux disponibilizam  o interpretador python pré-instalado ou pacotes binários. Assim como Apple com o Mac OSX também já acompanham um interpretador Python pré-instalado.
Podendo ser atualizado no site oficial da linguagem Python. (Download).

Como utilizo windows, é nele que estarei instalando e testando a instalação.

Windows

Como primeiro passo, vamos baixar os arquivo Python 2.5 Windows installer:

http://www.python.org/download/

O nome do arquivo a ser baixado é Python 2.5 Windows installer (fig.1).

Arquivo para instalação

Arquivo para instalação

Download pronto! Vamos instalar:

Execute o arquivo python-2.5.msi. A tela(fig.2) mostrada abaixo será exibida:

Execute o arquivo python-2.5.msi

Execute o arquivo python-2.5.msi

Nesta tela você decidirá se a instalação estará disponível para todos os usuário ou apenas para você. Depois clique em Next. A próxima tela(fig.3) será exibida:

diretório de instalação

diretório de instalação

Aqui podemos definir o diretório de instalação. Escolha sempre diretórios de nomes curtos e sem espaço (por exemplo, C:\Python). Isso facilitará a navegação pela janela do Prompt de Comando. Vamos à próxima tela(fig.3):

Agora vamos escolher o que será instalado(fig.4).

o que será instalado

o que será instalado

Após vamos clicar em next.

Aqui já temos o progresso da instalação(fig.5). Aguarde.

progresso da instalação

progresso da instalação

PRONTO Python instalado.

Caso ocorra algum erro, informe postando um comentário e vamos ver o que houve.

Prontos para testar? Vamos lá!

Vamos abrir uma janela do Prompt de Comando e digite o seguinte comando (a de onde você está mesmo):

Código
python

A mensagem abaixo deve aparecer:

Código
‘python’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Isso acontece porque o Windows não encontrou o interpretador Python em sua lista de programas válidos.
Vamos configurar adicionando o caminho da instalação no PATH do sistema.

Vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema.
Na aba Avançado, localize o botão Variáveis de ambiente. Em Variáveis de sistema, localize Path ou PATH, clique Editar e acrescente o valor:

Código
;C:\Python25

Dê ok e para fechar todas as janelas, abra a janela Prompt de Comando novamente e digite:

Código
python

O resultado parecido ao abaixo deve aparecer:

Código
Microsoft Windows XP [versão 5.1.2600]
(C) Copyright 1985-2001 Microsoft Corp.

C:\Documents and Settings\ederson>python
Python 2.5.2 (r252:60911, Feb 21 2008, 13:11:45) [MSC v.1310 32 bit (Intel)] on
win32
Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.
>>>

O que vemos nas três primeiras linhas é a apresentação do interpretador. Ele está
dizendo oi! =D. Basicamente ele informa de que versão do Python se trata, com que
compilador foi compilado e sugere algumas chamadas básicas caso tenha problemas ou
dúvidas.

Feeeeito! nosso Python está rodando

O >>> é o prompt do interpretador. Que vai executar o código que escrevermos na hora, e poderemos ver
o resultado.

Digitando o seguinte:
>>> print ‘Olá, Python!’
Olá, Python!

Pronto, ai está om olá no python.

Abraço,
Ederson Melo

About edersonmelo

Desenvolvedor WEB e consultor PHP, trabalhando atualmente com Java, PHP, HTML, CSS, AJAX e Game Design. Workaholic assumido. Estuda Tecnologia em Desenvolvimento WEB pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul e Game Design.

Posted on Setembro 3, 2008, in Linguagens, Python and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. 56 Comentários.

  1. valew chará!! até que enfim encontrei um chará meu.. obrigado pela explicação, foi muito ultil para mim!!

  2. Muito útil!

    Quero agradecer por esse material. Me ajudou em tudo na instação do Python.
    Agora vou fuçar mais um pouco.

    Grande abraço!

  3. Dhony,
    Que bom que tenha ajudado. E continue sim a mexer ai. Python tem carreira dependendo da região que você está e para qual finalidade você deseja empregar.
    Abraço e muito obrigado pelo comentário.

  4. Frederico Chevitarese

    Bom dia kra! Nossa valeu de mais… Estava procurano na net sobre como colocar o python no path do windows vista. Segui todos e não consegui.
    Entrei no seu site e de 1° foi !!

    Valeu de mais meu velho! ;)

    Abraços.

    Fred Chevitarese – GNU/Linux

  5. bom, eu segui todos os passos aí e não consegui. Abri o terminal que já vem instalado no Python 2.6 digitei aquelas coisas que vc sugeriu, mas nao consegui. Será que eu deveria digitar: ;C:\Python26 ?

  6. o erro é o seguinte:

    Traceback :
    File “”, line 1, in
    NameError: name ‘python’ is not difined

  7. ah nao nao! delete meu comentário… abri 1 prompt do windows e consegui tal façanha.. obrigado

    só resta agora, o meio de instalar um IDE pra facilitar minha vida… se vc souber como, poderia me indicar o meio? obrigado e abraços

    • Neo, Bacana seu blog. Sequinte, desculpa pela demora em te responder, carnaval, acabei saindo e ficando sem internet. Mas fico menos bravo comigo porque vi que vc conseqiu. E pode deixar vou ver se até o fim desta semana consigo preparar um material e te mando com a instalação de uma IDE para python. Se já conseqiu manda pra gente postar no seu nome como contribuição. Abraço mestre e continua lendo os posts por aqui.

  8. Bom dia Edersonmelo,
    Com ide sugiro a IDE Eric. Ela é em python e pode ser compilada para rodar no windows…
    Se googlar você encontrará como instalá-la. Ela tem vários plugins, intelisense etc…
    É uma ide mto boa!

    Abraços

  9. Ahh, eu queria traduzir um mini tutorial para instalação desta IDE, gostaria de saber se podemos colocar no seu site ;)
    Qualquer coisa entre em contato. fchevitarese(*semSpam*)gmail.com

    Abraços

  10. Fred, mas é claro que sim! nem precisa perguntar. Manda ae quando terminar.

  11. Fiz os procedimentos acima e o prompt continua informando que ‘python’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Estou usando o Vista, aguardo resposta

    • Bom dia Camila, desculpa a demora, tente os passos de instalação novamente e cuide para verificar se não ocorreu nenhum erro que possa ter passado despercebido. Depois se preferir pode reiniciar o sistema(é windows né!) e tente novamente. Claro que o conselho do Fred está perfeitamente correto tbm.
      Qualquer coisa entra em contato.

  12. Fred Chevitarese

    Olá Camila,
    Pelo que pude entender você seguiu os passos todos, inclusive colocando nas variáveis de sistema “Path” o caminho do Python .

    Estranho, pois comigo funcionou perfeitamente utilizando também o windows Vista.
    Você fechou o prompt que já estava aberto após ter colocado as variáveis de sistema?

    Qualquer coisa entre em contato.

  13. Fred Chevitarese

    Tranquilo cara…
    Estamos aí qualquer coisa… ;)

    Abraços

  14. eu quro para estalar no meu combutador

  15. Bom dia meu amigo, instalei o Python 2.6.2 e pelo prompt do windows não tenho acesso somente pelo proprio command line do python, é isso mesmo que tem que acontecer?

    • Bom dia Ronaldo Romão!!!
      Na realidade, você tem que adicionar o python ao “PATH” do windows para que ele funcione vamos dizer, meio que “nativo”.

      Neste tutorial mesmo que você está lendo tem as instruções para fazer isto… Qualquer coisa poste aí !!!

  16. Bom dia mais uma vez Ederson pode deletar a pergunta que fiz a pouco pois deu certo o Python esta rodando, valeu, muito obrigado.

  17. Vitarese deu certo coloquei no path do windows ;C:\Python26 e esta funcionando.
    Muito obrigado por sua atenção.

  18. Olá! Baixei o python 3.1.1, só que , como já era de se esperar, quando eu digitei python no shell o windows não reconheceu. Já segui todas as instruções corrretamente, no entanto até agora nada. coloquei python25, 26 mas não funcionou. Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!

  19. Olá!

    Como você colocou no path ?
    Pelo que eu entendi, você instalou o python 3.1 e colocou no path pytho2.5 …
    Veja onde é que está instalado o python (“C:\Python31″) e coloque isto no path ;)

  20. Quando vou roda (F5) da a mensagem:
    Traceback (most recent call last):
    File “C:\Python26\Lib\site-packages\visual\examples\bounce.py”, line 1
    from visual import *
    File “C:\Python26\lib\site-packages\visual\__init__.py”, line 59
    import cvisual
    AttributeError: ‘Boost.Python.StaticProperty’ object attribute ‘__doc__’ is read-only
    e não roda

  21. Ei, Ederson!

    Percebi que você é muito detalhado nas explicações e tudo o mais, e está de parabéns pela página. Eu apenas gostaria de dizer que sou fascinada pelo mundo dos jogos e da programação… Estou fazendo faculdade de engenharia e comecei a ter programação e estrutura de dados em C. E queria aprender a usar o python (mais por causa do Blender), mas não sei se vai dar muito certo no meu PC, nem qual seria a versão mais adequada. Se você puder me ajudar, eu agradeceria e muito.

  22. Oi Você poderia me ensinar a instalar o python no Linux? Eu uso o Mandriva e preciso do Python para instalar o QTIPLOT.
    Sou totalmente leiga no Linux..
    Obrigada,
    Liliane

  23. Olá Liliane… Acredito que já tenha o python na sua distribuição… Qual é a versão do Mandriva que você está usando?

    Abra um console e digite python para ver se abre ;)

  24. olá Ederson! Segui seu tutorial para instalar o python porém o fiz no Windows 7 home premium 64 bits. No prompt do dos digito python e ele reconhece mostrando a versão instalada e demais informações…mas quando digito o código básico alo mundo não funciona, dá sintaxe inválida. O que pode estar faltando??? alguma sugestão? sou iniciante dos iniciantes em python. O erro segue abaixo.
    >>>print ‘alo mundo’
    File””,line 1
    print ‘alo mundo’
    SyntaxError: invalid syntax

    • Bom dia Andréa!
      Olha só… Com certeza é algum erro na linha digitada. Ao invés de utilizar apóstrofe, utilize as aspas “ALO MUNDO”
      Ficaria assim:

      print “Alo Mundo!”

      Só para que todos saibam, atualmente, estou utilizando o Python 2.5 no Windows 7 Ultimate 64 Bits sem problema nenhum. Qualquer coisa posta aí ;)

      Abraços!

  25. Poxa, já tentei isso… será que pode ser o Windows??

  26. Fred,
    retornou sim, parecem nomes de funções…

  27. Oi Fred! Descobri! Eu instalei a última versão do python 3.1.2 e nessa versão para o comando print ela exige os parenteses.
    print(‘alo mundo’)
    Sendo assim, deu certo! Obrigada pela ajuda! Um abraço

  28. Carlos Espanha

    Tenho o Windows 7 Home Premio 64 bits Processador i5 2.27Ghz, instalei a versao http://www.python.org/ftp/python/2.6.5/python-2.6.5.amd64.msi, tento fazer o Print ¨hola mundo¨, e da (SintaxError, invalid sintax). o q estou fazendo errado será q é meu processador…
    Obrigado….

  29. Tenho o Windows 7 Home Premio 32 bits processador AMD Athlon 7750 Dual-ore 2.70GHz e instalei a versão Python 3.1.2 Windows x86 MSI Installer e mesmo fazendo todo esse procedimento ainda continua dando name error:name python is not
    sera q é porque tenho que instalar outra versão ou porque é o seven…
    voce me ajudaria muito,Obrigado abraço;

    • Eu utilizo o Python 2.5 é verdade, no Windows 7 64 bits sem problemas. Acho que no 32 bits também não deve haver problemas.

      Acredito que seu problema está na configuração do path onde está instalado o Python.

  30. Qual python usar com o blender 2.49b? meu pc é xp com 500 mb de memoria e processador intel celeron de 1,8 mhz

    • Olha só Irinaldo.
      Não é desmerecendo, mas acho que com a configuração do computador que você descreveu, não vai conseguir grandes resultados em termos de performance nas renderizações utilizando o blender não.

      Quanto à qual versão é “indicada” para funcionar com o python, acho melhor você dar uma olhada no site do Blender mesmo ;)

      Inté!

  31. valeuuuuuuuuu, vlw mesmo cara ajudo mt! ^^

  32. alo…
    to com alguns problemas nao consigo excecutar este passo:
    “”Vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema.
    Na aba Avançado, localize o botão Variáveis de ambiente. Em Variáveis de sistema, localize Path ou PATH, clique Editar e acrescente o valor:””

    Podes ser mais explicito.
    Obrigado

  33. Bom dia Mauor… Como assim ? Não dá pra ser mais explicito do que isto :P

    Se quiser entre em contato comigo por email que posso lhe enviar alguns prints, mas uma simples googlada você irá encontrar diversos prints de como adicionar programas ao path do windows..

    http://2.bp.blogspot.com/_Igcl9K2YCTg/SrpDLaF4irI/AAAAAAAAAEM/tVtrplQYkqg/s1600-h/System+path.png

    http://blog.myhro.info/wp-content/uploads/2011/04/path.png

    Abraços!

  34. Oi, tenho windows 7 de 32 bits e fiz todo o procedimento que vc postou. No entanto, quando digito digito este programinha ele não roda: 1for i in range(100):
    2 print ‘fulano’ ,
    3 print ‘ sicrano ‘

    O que eu devo fazer? Será que tenho que mudar para o xp?
    Por favor, responda!
    Obrigado!

  35. Traceback (most recent call last):
    File “”, line 1, in
    python
    NameError: name ‘python’ is not defined

    este acima e o erro q esta dando qdo digito “python” no ide do python. windows 7 ultimate x64, python 2.7.2,
    path C:\Python27

  36. Muito Bom, mas no meu Not… está dando erro na hora que vai instalar, parece a seguinte msg: “Este tipo de processador não oferece suporte a este pacote de instalação.Entre em contato com o fornecedor do produto.”
    Meu processador é Pentium Dual Core, meu sistema é o Win 7 Starter.
    aguardo…

  37. aqui quando eu começo a instalar.. da erro que o windons paro de funcionar.. tem como vc me ajuda?

  1. Pingback: Instalando Python no windows! « Fred Chevitarese …

  2. Pingback: Curso de Python e Django – Introdução « Desenvolvo

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 270 outros seguidores

